domingo, 4 de maio de 2008

Para pensares um pouco?


Durante um jantar de uma obra de caridade, O pai de uma criança deficiente mental apresentou um discurso inesquecível...…
Diz-se que Deus tudo faz com perfeição… Onde está a perfeição de André, o meu filho? O meu filho não consegue compreender as coisas como as outras crianças. O meu filho não se pode divertir como as outras crianças… Aonde está a perfeição de Deus? Eu acredito que ao criar uma criança deficiente como o meu filho, a perfeição que procuramos em Deus estará: Na forma como reagimos a esta criança…

Uma tarde, André e eu estava-mos a passear num parque onde se encontravam uns rapazes a jogar Base-Ball. André virou-se para mim e perguntou: « Pai acha que eles me deixam jogar?». Eu sabia que André não era o género de parceiro que os rapazes normalmente procuram, mas mesmo assim ainda tive esperança que deixassem o André « fazer uma perninha »... Então, perguntei a um dos jogadores em campo se seria possível deixar o meu filho participar só um pouco… O jogador reflectiu um bocadinho e disse: « Estamos a perder por seis pontos e vamos na oitava mão, portanto acho que ele pode entrar equipa porque temos sempre a oportunidade de recuperar na nona mão» André deu um enorme suspiro! Disseram ao André para calçar uma luva e tomar posição. Já no fim da oitava mão, a equipa de André marcou alguns pontos mas continuou a uma distância de três pontos. No fim da nona mão, a equipa de André ganhou mais um ponto, mas continuava, com um atraso de dois pontos mas com uma chance de ganhar o jogo … Para espanto de todos, deram ao André o bastão! Todos sabíamos ser impossível, pois o André não fazia ideia de como bater na bola, nem como direcciona-la. Logo que André se colocou na zona de recepção (base), o lançador avançou alguns passos e atirou a bola com toda a suavidade para que André conseguisse tocar-lhe com o bastão. André bateu pesadamente no primeiro lance, mas sem sucesso! Um dos parceiros veio em sua ajuda e os dois agarraram no bastão, esperando o próximo lançamento. O lançador avança de novo e torna a atirar a bola ligeiramente para André. Com o seu equipamento e com ajuda, André bate na bola, mas possibilitando a retoma pelo lançador. Poderia este ter, facilmente, lançado a bola à primeira base, eliminando André e o jogo terminava por aí! Mas não! O lançador atirou a bola de tal forma alto que aquela caísse bem longe da base. Toda a gente desatou a gritar: « Corre para a base, André! Corre para a primeira base !!! » Nunca ele tinha tido a oportunidade de correr para uma primeira base! André galopou ao longo da linha de fundo, completamente espantado! Quando chegou à primeira base, um dos adversários tinha já a bola na mão direita; poderia facilmente lançá-la à segunda base, o que de imediato eliminaria o André que continuou a correr. Pois, mas ele lançou a bola por cima da terceira base e mais uma vez todos desataram a gritar: « Corre para a segunda! Corre para a segunda !!! » Os batedores à frente de André aproximam-se da segunda base, o adversário dirige-se para a terceira base e exclama « Corre para a terceira! » Quando André passa pela terceira, os jovens das duas equipas começam a gritar: « Corre o circuito todo, André !!! » André completa o circuito, até à zona da recepção, os jogadores pegam-no em ombros. André é um herói !!!! Ele acaba de fazer um grande « Slam » e ganhar o desafio para a sua equipa.

Nesse dia (lá continuei eu, lavado em lágrimas que me corriam pelos olhos).

Bizarro…que estejamos mais preocupados com o que os outros pensam que com a percepção que cada um tem de si próprio!

O paradoxo dos dias de hoje é:

-Temos paciência para construir grandes edifícios… mas não a paciência suficiente para controlar a nossa ira.

-Construímos auto estradas…, mas continuamos com pontos de vista estreitos…

-Gastamos muito…, mas damos pouco…

-Habitamos casas cada vez maiores, mas as famílias são cada vez mais pequenas…

-Cada vez mais usufruímos de comodidades e facilidades, mas nunca temos tempo livre…

-Acumulamos montes de diplomas, mas cada vez mais a nossa capacidade lógica falha, cada vez têm menos discernimento…

-Multiplicamos os haveres, mas diminuímos os nossos valores…

-A ciência permite-nos viver cada vez mais tempo, mas continuamos a dar mais importância à quantidade que à qualidade e no fim da linha, a vida continua triste e monótona…

-Realizámos viagens em torno do mundo, mas temos alguma dificuldade em atravessar a rua e ajudar um vizinho…

6 comentários:

Xanda disse...

Olá aleluia, finalmente um blog.
agora resta-nos esperar que visites e participes, de uma forma mais activa lá no meu bloguinho.
bj meu.

paulofski disse...

"Quatro em cada mil crianças portuguesas têm síndrome de Asperger, uma perturbação que causa problemas na escola e em casa e que necessita de acompanhamento ao longo da vida."

Bem vindo.

liamaral disse...

Olá Navigator! Vim retribuir a passagem lá no Comum Mortal e deixar um beijinho!
Gostei muito do "teu canto"! Passarei cá mais vezes!
:))

navigator disse...

Xanda, vamos ver até quando por cá andarei.
Bjs

navigator disse...

Sê também bem vindo paulofski, vai passando.

navigator disse...

Obrigado liamaral, também visito o teu blog com frequência.
bjnhs