terça-feira, 6 de maio de 2008

Violência Doméstia!


“A violência doméstica só terminará quando todos estivermos prontos a subscrever o compromisso de não a cometer, não permitir que outros a cometam nem a tolerá-la, e a não descansar enquanto não for erradicada”, palavras de Irene Khan, Secretária-Geral da Amnistia Internacional (AI).



Em 2007 Portugal teve um aumento global de 6% de violência doméstica, relativamente ao ano anterior. Segundo a PSP e a GNR foram registados perto de quase 22 mil crimes.
Designa-se desta forma todo o tipo de agressões que atingem sobretudo crianças, mulheres, idosas e deficientes. A situação das mulheres é a mais frequente e generalizada em todas os grupos sociais.



- Um grande número de actos de violência ocorre no seio da família, sendo as mulheres, as crianças e os idosos as vítimas mais frequentes de maus tratos.



- Entende-se por maus tratos qualquer forma de agressão física ou moral.



- Enfim… é um assunto triste mas muito real.



“Tudo começa com um grito e nunca deve acabar num grande silêncio”

5 comentários:

Xanda disse...

Infelizmente na grande maioria dos casos acaba msm em silêncio e profundo, é mto triste.

navigator disse...

É uma realidade xanda e chocante que todos dias vêm espelhados nos jornais e que parece não ter fim com o evoluir da sociedade.
Ao contrário do que se possa pensar, existe no nosso país imensas instituições de apoio às vítimas de violência doméstica, nomeadamente existe um departamento de apoio na P.S.P.


BJNHS

Olá!! disse...

Existe um sem número de apoios à vítima, o problema é que a maioria das vezes a própria tem "vergonha" de fazer a denúncia, ou, ainda pior, quando alguém denuncia por ela, diz que é mentira....
Depois, um dia vem o silêncio, como muito bem dizes... tarde demais...
Bjssssssssssss

liamaral disse...

Já que os gritos começaram que nunca se acabem! Gritem sempre , sempre que haja um ser que fala mal a outro! Seja de que forma for!

: Beijo e parabéns pelo tema!

navigator disse...

Obrigado pelas palavras olá e liamaral.

Mas ainda ontem, via o relatório do primeiro trimestre
Deste ano e infelizmente já morreram 17 mulheres
Vitimas de maus tratos e pelos menos 11 tentativas de homicídio,
Pelos seus companheiros, maridos ou namorados.


Boa semana
Bjnhs